Área do Inscrito Área do Avaliador

Inclusão, diversidade e pluralidade no ensino de Química.

Uberlândia - Minas Gerais
31 de Agosto a 02 de Setembro de 2017

Critérios de avaliação

Os formatos de submissão de trabalhos são:
Relatos de Experiência em sala de aula: Supõe escrita, descrição e reflexão acerca de uma experiência docente relacionada aos eixos temáticos do evento, indicando o que esta representou para os sujeitos envolvidos. É um trabalho único, que pode ser organizado por um ou mais autores. Não precisa ser necessariamente um trabalho resultante de pesquisa, podendo relatar práticas e experiências na Educação Básica ou no Ensino Superior. Dessa maneira, não necessita apresentar uma estrutura semelhante a da escrita acadêmica.

Pesquisas Acadêmicas: A pesquisa pode ser apresentada em quaisquer de suas fases, incluindo dados, análise, discussão, podendo ser empírica ou teórica. Projetos de pesquisa não serão aceitos. A escrita do trabalho deve privilegiar: o tema de investigação, sua justificativa, indicações de referenciais teóricos, objetivos do trabalho e indicativos de metodologia (tanto aspectos teóricos quanto práticos), resultados e análises dos dados e conclusões.

Esses formatos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

- O trabalho apresenta contribuições para o ensino de Química ou Ciências?

- A apresentação, a organização e a formatação estão adequados às normas?

- Há clareza de objetivos e coerência de argumentação?

- As referências estão adequadas?

- O uso da língua está adequado?

- As conclusões estão expressas com clareza e mantém articulação entre resultados e base teórica?

- A metodologia do trabalho, os instrumentos de coleta de dados e a amostra (em caso de pesquisas acadêmicas) são apropriados? (Obs: Esse critério de avaliação não se aplica aos Relatos de Experiência) 

 

Processo de avaliação de trabalhos

Cada trabalho será avaliado às cegas por dois árbitros. Em caso de discordância entre os árbitros, um terceiro será consultado.

Dessa forma, os trabalhos podem estar sujeitos às seguintes condições:

Duas aprovações: os dois avaliadores aprovaram o trabalho, sem restrições;

- Duas reprovações: os dois avaliadores reprovaram o trabalho, o que implica que este não será apresentado no III SMEQ;

Uma aprovação e uma aprovação com restrições OU duas aprovações com restrições: o autor deverá realizar as modificações indicadas pelos avaliadores e submeter novamente seu trabalho;

Uma reprovação e uma aprovação ou aprovação com restrições: o autor pode realizar as modificações indicadas pelos avaliadores e o trabalho será encaminhado para um terceiro avaliador, para o desempate. (O autor receberá os pareceres normalmente, poderá realizar as modificações indicadas, caso haja alguma, e esperar a avaliação do terceiro árbitro).

Lembramos também que, todos os pareceres podem ser vistos na área do inscrito. Além disso, no caso da necessidade de modificações, o autor deve clicar no "LÁPIS" para trocar o arquivo antigo pelo novo (com as modificações) e finalmente na "SETA", assim como na submissão anterior para finalizar este processo. É importante verificar a situação do trabalho na área do inscrito. Somente trabalhos na situação SUBMETIDO (bolinha azul clara) foram corretamente submetidos.