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Inclusão, diversidade e pluralidade no ensino de Química.

Uberlândia - Minas Gerais
31 de Agosto a 02 de Setembro de 2017

Minicursos e Grupos de Trabalho

 

Neste ano, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizará no período de 31 de agosto a 2 de setembro o IV Simpósio Mineiro de Educação Química - SMEQ, sob a temática "Inclusão, Diversidade e Pluralidade no Ensino de Química". Que contará com 20 minicursos (Tabela 1) que têm o intuito de fomentar a discussão emergente de questões étnicas/raciais, de gênero, de inclusão e da pluralidade de concepções de ensino e de aprendizagem presentes nas aulas de química. Neste contexto, salientamos que: 

1- Os minicursos serão ministrados por docentes universitários, docentes da educação básica e discentes pós-graduação;

2- Têm  4 horas de duração,  divididas em dois dias; 

3 - No dia 01/09/2017 das 8h às 10h e outras 2 horas no dia 02/09/2017, no mesmo horário.

 

Tabela 1 - Relação dos minicursos IV SMEQ.

 

Nome do Curso

Minicursista

1.     

A arte em um ensino de Química Humanizado

Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira (UFT)

2.     

A Teoria das Inteligências Múltiplas no Ensino de Química: Novas Possibilidades para a Aprendizagem

Kelison Ricardo Teixeira (UFOP)

Henrique Moraes Cardoso (UFV - Florestal)

3.     

Como trabalhar as relações etnicorraciais no ensino de Ciências

Mércia Otaviana Barbosa de Sá Figueiredo (UESB)

Nicéa Quintino Amauro (UFU)

4.     

Contribuições Científicas Relevantes de Autoria Ignorada: Seria a Ciência Sexista?

Ivoni Freitas-Reis (UFJF)

Ingrid Nunes Derossi (UFJF)

5.     

Educação de surdos e o uso de recursos multimodais no ensino de Química: articulando estratégias para favorecer a construção do conhecimento científico em contextos bilíngue e inclusivo

Vinícius Catão de Assis Souza (UFV)

6.     

Educação multi, inter e transcultural em química

Paulo César Pinheiro (UFSJ)

7.     

Ensino de Química para a cidadania: uma possibilidade para a participação e inclusão social do cidadão

Robson Macedo Novaes (UFSJ)

8.     

Ensino e Aprendizagem de Química para pessoas cegas

Tatiane Assunção de Lima (UFPE)

Ricardo Lima Guimarães (UFPE)

9.     

Fosfoetanolamina - A polêmica entorno da “pílula do câncer”: Como lidar com os diferentes discursos em aulas de Química?

Wallace Alves Cabral (UFGD)

Ademir de Souza Pereira (UFGD)

10.  

Inclusão e a Licenciatura em Química

Gerson de Souza Mol (UnB)

11.  

Linguagens e espaços não formais na formação de professores

Bruno Andrade Pinto Monteiro (UFRJ)

12.  

Moda ou resistência? A química do cabelo crespo e cacheado como ferramenta de empoderamento.

Glenda Rodrigues da Silva (EENMM)

Maíra Viterbo Oliveira dos Anjos (UFMG)

13.  

O Método Jigsaw: Diversidade e Pluralidade no Ensino de Química

Bruno Pereira Garcês (IFTM – Uberaba)

14.  

Perspectivas para o ensino de Nanociência e Nanotecnologia

Paulo Ricardo da Silva (UFJF)

José Guilherme da Silva Lopes (UFJF)

15.  

Possibilidade de intervenção na perspectiva inclusiva: a modelagem baseada em Raciocínio Qualitativo

Paulo Vitor Teodoro de Souza (IFG)

16.  

Produção de material didático para alunos com deficiência visual

Luciana Caixeta Barboza (UFTM)

17.  

Saberes africanos e Afro-diaspóricos no Ensino de Química

Bárbara Carine Soares Pinheiro (UFBA)

18.  

Repensando o currículo de Química: Questões etnicorraciais e de gênero por meio da Situação de Estudo

Roberta Conceição Bomfim (UESC)

Thiago Santos Guimarães (UESC)

Diogo Ricardo Gaspar Pires (UESC)

Elisa Prestes Massena (UESC)